Quarta, 01 Julho 2020 13:55

Ações de atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19;

I: - Ações de atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19;

O atendimento dos pacientes é organizado semanalmente por equipes, composta a princípio por um profissional médico, um profissional enfermeiro, um profissional farmacêutico e um motorista. A organização é dada a partir de revezamento entre três equipes da estratégia saúde da família, exceto o profissional farmacêutico que acompanha todas as equipes.

II: Qual o procedimento adotado para os efetivos acompanhamentos dos pacientes com suspeita e/ou confirmados;

O monitoramento dos pacientes confirmados e/ou suspeitos de Covid-19 é realizado pela equipe semanal da atenção básica a cada 48 horas, nos finais de semana o monitoramento é realizado pela equipe de plantão do hospital de Governador Jorge Teixeira, sendo preferencialmente por telefone, como orienta o ministério da saúde, caso o profissional responsável pelo monitoramento avalie a necessidade o paciente é transportado de casa até o hospital para uma avaliação complementar.

III: Qual local destinado para o atendimento aos pacientes com suspeita e/ou confirmados;

As unidades básicas de saúde dispõem de protocolo de atendimento para pacientes com síndrome gripal leve, o atendimento é realizado ao ar livre nesses casos, aos pacientes de Covid-19 especificamente, o atendimento é realizado ao domicilio pela equipe da atenção básica.

O Hospital Municipal de Gov. Jorge Teixeira, possui área de isolamento e quarto de isolamento para realizar os atendimentos de pacientes suspeitos de covid-19, porta e corredor

privativo, foi disponibilizado pela secretaria de saúde uma ambulância exclusiva à atender pacientes suspeitos e/ou confirmados.

IV – Especificar o quantitativo de servidores e especialidades estão sendo disponibilizados para esse atendimento;

• 3 Médicos de atenção básica
  • 3 Enfermeiros de atenção básica
  • 2 Farmacêuticas, sendo uma responsável pelo laboratório municipal.
  • 7 Enfermeiros atenção Hospitalar
  • 4 Médicos de Atenção Hospitalar
  • Tecnicos de Enf.auxiliar de Enf. De atenção hospitalar.

V – Qual o tempo de espera para o atendimento desses pacientes;

O tempo de espera dos pacientes é no máximo de 24 horas, quando os pacientes entram em contato com nossa equipe pelos telefones disponíveis ou entram em contato com conhecidos que trabalham na saúde, a equipe responsável tem ate 24 horas para atender esses pacientes em domicilio, caso o paciente se queixe de dificuldade respiratória, ou tenha comorbidades de saúde, idade superior a 60 anos o atendimento é preferencial e feito o mais rápido possível.

VI – quais os canais de comunicação estão disponíveis para o acesso de tais pacientes;

Foi disponibilizado pela secretaria de saúde um telefone e WhatsApp “DISK COVID”, sendo este +55 69 99974-9911, existe um grupo de WhatsApp com profissionais de saúde e população em geral ao combate das FakeNews, sendo este: “Covid19 informações.” Administrado pela conta da secretária Luzia Panucci. Outros veículos de mídias são as contas particulares dos profissionais da saúde que estão sempre atualizando boletim diário e informações relevantes para a população.

VII- quais medicamentos estão sendo disponibilizado de prontidão aos suspeitos e/ou confirmado de covid-19

• Azitromicina
  • Ivermectina
  • Dipirona
  • Prednisona
  • Loratadina

VIII- algum medicamento está em falta;

• Azitromicina
  • Ivermectina
  • Prednisona

Esses medicamentos já foram comprados pelo município, estamos aguardando a empresa fornecer os insumos em até quinze dias.

IX- Os exames estão sendo realizados em todos os familiares

Conforme protocolo do ministério da saúde, aquele membro que apresentar-se positivo o cônjuge automaticamente é classificado como alto risco para positivo.

Em um período de sete dias após o primeiro positivo no âmbito familiar, todos aqueles que apresentarem sintomas será realizado o teste rápido de Covid-19, especial em membros com comorbidades crônicas, e acimas de 60 anos.

Portal CORONA VÍRUS da Secretaria municipal de Saúde de Governador Jorge Teixeira - RO.